Você já pensou em um prédio que necessite de acesso vertical de pessoas sem um elevador ou que se encontra quebrado? ...dificil de imaginar não é mesmo. É extremamente necessário a Manutenção de Elevadores pelo menos uma vez por ano. Este equipamento é valioso em qualquer imóvel hoje em dia para transportar passageiros de forma ágil, confortável e que seja confiável e seguro.
Quando a manutenção estiver programada, avise a todos os condôminos que os elevadores passarão por manutenção, seja por circular ou aviso por ligações. Assim, as pessoas utilizarão outro elevador disponível naquele dia.
O hall de entrada do prédio, os andares e garagem devem estar sinalizados com informações claras (o dia e hora) com relação à manutenção que está programada. Esta ação evitará acidentes.
Antes de iniciar o serviço de manutenção do elevador, desligue imediatamente a energia elétrica para evitar acidentes como, choque elétrico, ou até mesmo uma pessoa desapercebida acionar o sistema enquanto está sendo realizado a manutenção pela equipe técnica.
A manutenção de um elevador é realizada atrávés de monitoramento, conserto e/ou troca das peças danificadas. Essa medida é garantir o bom funcionamento do equipamento e, após a realização da manutenção o elevador voltará a transportar usuários normalmente com conforto e segurança.
Os elevadores devem passar por uma revisão completa pelo menos uma vez por ano para que seu uso possa ser liberado. A legislação obriga que seja afixada na porta de cada elevador uma etiqueta que detalha o dia da inspeção e a data-limite para seu uso sem a necessidade de uma nova revisão geralmente um ano após a data inicial, seja para elevador residencial ou comercial.
Depois da manutenção feita, pergunte ao técnico se foi feita a vistoria das seguintes peças:
● Quadro de comando ● Quadro de energia
● Máquina de tração ● Cabo de aço
● Limitador de velocidade ● Fita seladora
● Polia de desvio ● Cabine ● Botões ● Portas
● Contrapeso ● Fundo do poço
Manutenção corretiva:
É quando um técnico é chamado para resolver algum problema no elevador de forma emergencial para que ele volte a funcionar, principalmente quando as portas não se fecham corretamente ou quando o elevador trava entre os andares.
Manutenção preventiva:
É quando a manutenção foi programada e realizada antecipadamente para evitar problemas posteriores no equipamento e realizar possíveis trocas de peças antes mesmo que elas apresentem defeitos e deixem todos desprevenidos.
Essa ação antecipada evita aborrecimentos aos condôminos e dificilmente um problema que venha comprometer o transporte poderá acontecer se uma vistoria é feita regularmente por no mínino uma vez por ano. Este benefício reduz e muito os custos, já que o dano causado no equipamento por algum problema, costuma ser mais difícil de resolver e, consequentemente, terá um custo maior no conserto.
Para manter a segurança, o conforto e o bom funcionamento do elevador é preciso cuidar da manutenção do mesmo pelo menos uma vez por ano.
Elevadores residenciais garantem maior autonomia e qualidade de vida principalmente para pessoas que possuem mobilidade reduzida ao proporcionar maior conforto e comodidade à todas as pessoas que utilizam desse equipamento.
Para manter o bom funcionamento do elevador é necessário uma equipe técnica que já tenha muitos anos de experiência como a Atol por exemplo, para proporcionar sempre segurança, conforto e confiabilidade no seu uso no dia a dia.
A legislação por lei, obriga que todos os condomínios residenciais e comerciais quando surge um problema, solicitem uma empresa credenciada na hora de realizar vistorias, consertos e/ou reparos em elevadores verticais para atender as exigências sobre manutenção desses equipamentos, e essa ação garante que eles foram avaliados por profissionais que tenham experiência e são autorizados a realizar esse tipo de manutenção.
Em regiões que não há essa exigência legal para contratar uma empresa credenciada, muitas vezes síndicos ou moradores de edifícios tentam economizar na hora de chamar um técnico sem muita experiência para esse tipo de serviço e em consequência dessa prática põe todos os usuários em risco de acidentes e muitas vezes graves.